essa matéria saiu na faça fácil 32, neste começo de 2011.
achei oportuno mencionar neste momento, com a chegada das feiras mais importantes do setor artesanal...
quem sabe possa ajudar as pessoas que amam os trabalhos manuais (como eu) e que estão começando nesta jornada.
bjs
Créditos para: Faça Fácil/ On Line Editora
Texto Nathália Braga
Fotos Mônica Antunes
Coração aberto para as artes
A artesã Cris Torchia sempre teve sua carreira voltada para as artes manuais. Atualmente conhecida por seus trabalhos em feltro e tecido, seu maior sonho é ver o artesanato brasileiro reconhecido. Coração aberto para as artes
Nascida em uma família de professores, a artesã e arte-educadora Cris Torchia tem o dom de ensinar. Desde pequena, quando pensava em que carreira seguir, não lhe vinha outra coisa à mente senão o comando de uma sala de aula. Curiosamente, foi esta cultura familiar que a trouxe para o artesanato.
Formada em artes plásticas, Cris começou a dar aulas quando ainda estava na faculdade. Mas não ficou satisfeita com o interesse dos alunos nas atividades curriculares. Foi então que veio uma nova tentativa de atuar em sua área, desta vez no mercado publicitário – quando as peças de campanhas ainda eram pintadas à mão. Até que a chegada dos computadores dispensou o trabalho de pintura manual. Tudo passou a ser produzido digitalmente.
Nessa mesma época, há 15 anos, nascia Doris, filha de Cris. A mudança no segmento da publicidade e a chegada de sua primeira filha foram fatores determinantes para o início de uma carreira no artesanato. “Comecei fazendo cadernos artesanais. Depois de um tempo, me inscrevi nos projetos de aulas do Sesc [Serviço Social do Comércio]. Deu certo e já há 14 anos dou aulas para quem realmente está a fim”, comemora a artesã - que dá aulas em diferentes unidades do Sesc, na capital, litoral ou interior.
“Um dos momentos que mais gosto são as atividades com a terceira idade. É bem prazeroso e aprendo muito com as 'meninas'”, revela Cris, que anos atrás deixou de trabalhar com pintura por conta de falta de espaço em seu novo apartamento, mas logo se aprimorou em novas técnicas e hoje é referência no universo dos tecidos e feltros.
Sucesso profissional
A felicidade que Cris Torchia demonstra ter em sua vida profissional exige dedicação e jogo de cintura. Afinal, liderar equipes de artesãs de grandes fabricantes não deve ser tarefa fácil. Como coordenadora de marketing dos trabalhos artesanais da Fernando Maluhy - que também distribui e divulga a entretela dupla face Teclabel - Cris participa das áreas de artesanato e moda, como lançamentos de produtos, coordenação de professoras, divulgações em mídias e cronograma de aulas e demonstrações.
Ainda arruma tempo para ser consultora de empresas parceiras, como a Najar - que fabrica fitas, rendas e aviamentos e que foi coordenada por ela na Mega Artesanal 2010. Ainda neste ano, devem vir novos desafios com as empresas Lantecor e Mundial, estreitando ações em conjunto. Também recomeçam os preparativos para as grandes feiras do setor, como Mega Artesanal e Semana Senac de Patchwork. A artesã conta ainda com o apoio de parceiros como Feltros Santa Fé – empresa que coordenou na Mega Artesanal 2009 - e outras marcas do artesanato brasileiro."Parceiros valiosos, que me acompanham em grandes empreitadas", diz.
Aos 41 anos, com mais de 20 de carreira, Cris se diz satisfeita por ter conseguido juntar a paixão pela arte com o talento para ensinar pessoas. “Acho que o trabalho coletivo é mais prazeroso que o individual”.
Tendências & reconhecimento
Apesar de gostar do trabalho em equipe, a artista tem também os seus momentos únicos, de inspiração. “Sempre busco novas tendências, vou além de minha curiosidade”. E ela não precisa de muito para isso.
Em um quartinho de seu apartamento em São Paulo , se juntam tecidos, feltros, retalhos, fitas, ferramentas e acessórios dos mais variados tipos. Este pequeno universo dentro de casa permite a criação de diferentes peças. “Os tecidos e os feltros estão muito em alta. Esta tendência deve permanecer ainda por um bom tempo. Mas a artesã precisa ser completa. Aprender a olhar para várias técnicas e não ficar focada apenas em uma”, ensina.
Outra dica da artesã para ter sucesso é deixar de ver as artes manuais como uma atividade para complementar a renda. “A profissão exige rigor, cultura, estudo e não pode ser vista como plano B. É uma área tão lucrativa quanto qualquer outra”, exclama, destacando sua opinião.
E é desse jeito, sempre extrovertida, que Cris Torchia é mãe de quatro filhos, esposa e uma artista realizada profissionalmente. Seu único sonho é: “Ver o artesanato reconhecido como é o europeu ou americano. Somos muito criativos, caprichosos e temos um potencial maravilhoso a ser explorado”. Se dependesse só de Cris, o sonho estava garantido. Talento ela tem de sobra.
faça fácil. grande parceira. muito obrigada por mais esta oportunidade. nat, vc é sempre uma fofa. bjs.
tomara que este assunto, depoimento, história... possa servir para ajudar. nossa paixão (sei que é a de muitas pessoas... como eu) vale a pena!!! oba!
e nesta MEGA ARTESANAL 2011 concorro mais uma vez ao prêmio ARTESÃO DO ANO na categoria FELTRO.
quem sabe consigo fazer uma lindurice. tomara que vcs gostem!!! bjs
10 comentários:
Sou sua fã, viu? Amo seus trabalhos e estarei na Mega torcendo por você.
Bjssssssssssssss
Taninha
Criiiis! Adorei saber mais de vc e descobrir que temos a mesma idade , já lecionamos e temos o mesmo número de filhos!!!
um beijo pra vc!
Elô - Pedaço de Amor
Quero comemorar com as minhas amigas blogueiras a minha mais nova conquista, 100 SEGUIDORAS NO MEU BLOG, fiz um selinho para dar à todas de presente, venha buscar o seu.
Bjkas.
Gostei muito de conhecer seu blog, seu trabalho e tudo que conta na entrevista.
Já estou por aqui te seguindo, além do twitter.
Abraços mineiros
Olá
vim te visitar e avisar que tem sorteio no meu blog, corre lá!
Um abraço
Lucia Bara
hptt://cafeecetim.blogspot.com
Amei conhecer o seu blog,PARABÉNS!!!
Deixo o blog Belas Artes Médicas.
Abraço.
Passando para desejar um ótimo finalç de semana e aproveito para desejar muuuuuita sorte e que você possa ganhar o premio artesão do ano...
Marta
http://eucraftemuitomais.blogspot.com
obrigada, meninas. compartilhar com vcs é tudo de bom. bjs
OI Cris!!
Parabéns e muito mais sucesso para vc
Merece muito, pois vc é guerreira, inclusive por todas nós.
Obrigada por fazer parte de sua equipe! quatro filhos!! que delícia!
Beijos no seu coração
Postar um comentário