seja bem-vindo!

bem-vinda ao blog da cristine torchia - ateliê lua azul. divirta-se e aproveite.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

informações sobre o FELTRO DE LÃ


FELTRO - algumas informações:

O Feltro de Lã pode ser produzido com espessuras de 2 a 25mm, dependendo da variação de sua densidade que pode variar de 0,10g/cm³ à 0,45g/cm³. 

Dizemos que o Feltro composto de lã, fibra orgânica, possui as seguintes propriedades: 
INFLAMABILIDADE
A dureza, a flexibilidade e a resistência do feltro de lã permanecem inalteradas num limite de temperatura de –20°C a +80°C, ou mesmo a +120°C se lhe é permitido recobrar seu teor de umidade.
A presença de água juntamente com a proteína queratina faz com que a lã seja naturalmente resistente à chama, ou seja, a lã não se inflama imediatamente e quando se inflama irá, sob muitas circunstâncias, se extinguir por si mesma. 
AMORTECEDOR DE VIBRAÇÃO
O feltro possui características que os elastômeros sintéticos ou naturais como o neoprene e a borracha não possuem. Usado como amortecedor de vibração ou choque, ele absorve energia, enquanto que os outros elastômeros simplesmente armazenam-na e depois a liberam.
ISOLANTE
O ar preso entre as fibras, da ao feltro de lã sua propriedade isolante. A lã proporciona grande aquecimento com pouco peso. Roupa de feltro de lã dá a sensação de aquecimento porque poucas fibras tocam a pele em comparação com outros tecidos, então menos calor é conduzido para fora da pele (cobertores de lã proporcionam maior aquecimento).
O ar preso também tem a propriedade de manter o resfriamento. Na China Ocidental existem cavernas subterrâneas para armazenamento de gelo e as portas de madeira são isoladas com feltros espessos. O gelo é transportado aos clientes em carretas revestidas com feltro. Os beduínos usam, no deserto, roupas de lã como isolante pela mesma razão.
O feltro de lã é um excelente isolante contra a transmissão de som – a lã sendo extremamente ondulada, absorve odores e barulho de máquinas pesadas e aparelhos de som. 
FILTRO
O feltro pode ser usado como filtro para uma infinidade de líquidos. Com densidades e espessuras apropriadas, o feltro pode realizar diversos graus de filtração, retendo partículas de diferentes diâmetros em diferentes níveis na sua estrutura, não se obstruindo facilmente. Isto faz com que o feltro ofereça uma filtração profunda.
Muitas filtrações incomuns podem ser feitas através do feltro. Por exemplo: um filtro de feltro que tenha sido embebido em gasolina, diesel ou outro hidrocarboneto se torna impermeável à passagem da água e fará voltar toda a água que estiver no fluido permitindo que o hidrocarbonato passe livremente. 
RETENTOR
O feltro possui a propriedade de absorver e reter vários líquidos, muitas vezes mais densos que seu próprio peso específico. Num reservatório retém o fluido para que não derrame ou borrife. Sendo o feltro inerte à ação de óleos, não haverá contaminação do lubrificante. 
LUBRIFICADOR
O feltro funciona como excelente lubrificador e pode ser usado para transportar pequenas quantidades de óleo ou outros líquidos de maneira uniforme. A combinação da habilidade de funcionar como lubrificador e da capacidade de retenção faz do feltro de lã um lubrificador ideal. A lubrificação constante, carrega um suprimento de óleo numa almofada de feltro de lã e o transfere, quando necessário, à superfície do rolamento mantendo-o sempre lubrificado. 
RESISTÊNCIA AO DESGASTE E DETERIORAÇÃO
O feltro não se deteriora com a idade. Considerando condições ambientais constantes, a dureza, e as dimensões do feltro de lã mantém-se durante anos.
As fibras de lã, por possuírem em sua superfície escamas rígidas de queratina (substância encontrada nos chifres bovinos e considerada extremamente resistente ao desgaste), contribuem para dar maior resistência ao feltro quanto à deterioração. 
RESISTÊNCIA A PRODUTOS QUÍMICOS
O feltro de lã é completamente inerte à maioria dos hidrocarbonetos e à uma grande quantidade de produtos químicos. É resistente aos ácidos diluídos. Não resiste aos álcalis diluídos ou concentrados e é sensível aos ácidos minerais concentrados. 
COEFICIENTE DE ATRITO
O coeficiente de atrito do feltro independe, em todos os casos, da densidade das superfícies a serem polidas. Depende, porém, da textura e maciez da sua superfície. Nos processos de polimento, onde são atingidas altas temperaturas por atrito, a lã simplesmente se carboniza sem causar nenhum dano ao material que está sendo polido. O mesmo não acontece com fibras sintéticas que ao atingir seu ponto de fusão formam pequenas granulações que se tornam rígidas ao se resfriarem, causando danos ao material polido. 
FACILIDADE PARA SER TRABALHADO EM MÁQUINAS
O feltro pode ser cortado de forma irregular sem que se rasgue ou desmanche. Pode ainda ser chanfrado, afilado ou entalhado. Os feltros mais rígidos podem ser torneados e retificados. 

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DO FELTRO

ARTIGOS DE ESPORTES
Calções forrados / Caneleiras / Joelheiras                                          
ARTIGOS DOMÉSTICOS
1.      Feltro para mesa / para passar (planchar)
CALÇADOS
  1. Forros de chinelos e sapatilhas
  2. Máquina de:  lixar salto / lixar solas / rebaixar solas
CONSTRUÇÃO CIVIL
  1. Alisamento de reboco /Lixadeiras de assoalho
CORTUMES
  1. Fulões (vedações de portas)
  2. Máquina de: estampar / estirar solas / lustrar / rachar
ESTAÇÕES DE RÁDIO
  1. Cabines de som / Transmissores e receptores
ESTOFAMENTOS EM GERAL

FÁBRICA DE MÓVEIS
  1. Vedações e Isolamento / Amortecimento
FÁBRICA DE PIANOS
     1.Abafadores, Martelos e Válvulas
FRIGORÍFICO
  1. Isolamento de Câmaras
INDÚSTRIA EM GERAL
  1. Assentamento de máquinas
LAVANDERIAS
  1. Calandra de cilindros / Máquina de passar
MARCENARIAS
  1. Lixadeira de cilindros / lixadeira de fita
MECÂNICA EM GERAL
  1. Fixação de máquinas / Isolamentos diversos / Vedação de mancais
METALÚRGICAS
  1. Polimentos em geral
MOINHOS E SIMILARES
  1. Beneficiadores de feijão, lentilha, etc. / Vedação de gavetas
OFICINA DE AUTOMÓVEIS
  1. Anti-ruídos / Filtros
  2. Isolamento em geral / Retentores de óleo
SELARIAS
  1. Enchimentos para selas
  2. Xergas e mantas para montaria
OBS. em breve, passarei informações específicas sobre ARTESANATOS, acessórios, moda e outras finalidades dos feltros de lã.

2 comentários:

Elaine disse...

Oi Cristorchia amei seu cantinho!! Tudo muito lindo por aqui!!
Venha me visitar e se gostar me siga tbm que será um prazer te-la no meu cantinho!Beijinhos.

Green Apple disse...

Muito bom este blog muitas informações aprovado!!! S.beijos
te seguindo e participando
greenappleartesanatos.blogspot.com.br